Bem vindos...
Olá a todos... Eu fiz o meu blog no âmbito da disciplina de Área de Estudo da Comunidade a fim de criar um espaço para que possa reflectir sobre o que aprendi, postar as minhas pesquisas, balanços semanais, todo o trabalho que eu faça no âmbito desta disciplina ou que tenha a ver com a Animação será tudo postado neste blog. Decidi escolher este nome porque é um nome simples e achei que este ia ser o meu espaço virtual para substituir o portfolio em papel.
sábado, 8 de janeiro de 2011
Insucesso escolar
Segundo um artigo publicado por Adriana Campos, Licenciada em Psicologia, as causas do insucesso escolar podem ser variadíssimas: problemas sensoriais, físicos, intelectuais, emocionais e processológicos são alguns dos responsáveis pelo insucesso escolar. Os problemas processológicos, mais vulgarmente designados por dificuldades de aprendizagem, são os que mais contribuem para o insucesso académico. Os alunos com dificuldades de aprendizagem apresentam problemas de recepção, organização e expressão de informação. Estes, embora apresentem uma capacidade intelectual média ou acima da média, apresentam uma realização escolar que é abaixo da média numa ou mais áreas académicas, embora não em todas.
O insucesso escolar resulta do abandono da escola antes do fim do ensino obrigatório, e pode implicar reprovações sucessivas que originam grandes desníveis entre a idade cronológica do aluno e o nível escolar. A instabilidade da adolescência, por vezes com laivos de indisciplina, associada a origens sociais problemáticas, e a défices no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pode contribuir para a definição do insucesso escolar. Porém, este insucesso também resulta de uma elevada centralização do sistema de educativo, que tende a fomentar a irresponsabilidade ou a burocracia, e implica pronunciados desfasamentos nos currículos escolares dos alunos. Neste processo acresce, portanto, um clima de irresponsabilidade generalizada.
Alguns artigos sobre direitos à educação
Artigo 74.º
Ensino
Ensino
1. Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.
2. Na realização da política de ensino incumbe ao Estado:
a) Assegurar o ensino básico universal, obrigatório e gratuito;
b) Criar um sistema público e desenvolver o sistema geral de educação pré-escolar;
c) Garantir a educação permanente e eliminar o analfabetismo;
d) Garantir a todos os cidadãos, segundo as suas capacidades, o acesso aos graus mais elevados do ensino, da investigação científica e da criação artística;
e) Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino;
f) Inserir as escolas nas comunidades que servem e estabelecer a interligação do ensino e das actividades económicas, sociais e culturais;
g) Promover e apoiar o acesso dos cidadãos portadores de deficiência ao ensino e apoiar o ensino especial, quando necessário;
h) Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades;
i) Assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa;
j) Assegurar aos filhos dos imigrantes apoio adequado para efectivação do direito ao ensino.
b) Criar um sistema público e desenvolver o sistema geral de educação pré-escolar;
c) Garantir a educação permanente e eliminar o analfabetismo;
d) Garantir a todos os cidadãos, segundo as suas capacidades, o acesso aos graus mais elevados do ensino, da investigação científica e da criação artística;
e) Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino;
f) Inserir as escolas nas comunidades que servem e estabelecer a interligação do ensino e das actividades económicas, sociais e culturais;
g) Promover e apoiar o acesso dos cidadãos portadores de deficiência ao ensino e apoiar o ensino especial, quando necessário;
h) Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades;
i) Assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa;
j) Assegurar aos filhos dos imigrantes apoio adequado para efectivação do direito ao ensino.
Artigo 75.º
Ensino público, particular e cooperativo
Ensino público, particular e cooperativo
1. O Estado criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de toda a população.
2. O Estado reconhece e fiscaliza o ensino particular e cooperativo, nos termos da lei.
Artigo 76.º
Universidade e acesso ao ensino superior
Universidade e acesso ao ensino superior
1. O regime de acesso à Universidade e às demais instituições do ensino superior garante a igualdade de oportunidades e a democratização do sistema de ensino, devendo ter em conta as necessidades em quadros qualificados e a elevação do nível educativo, cultural e científico do país.
2. As universidades gozam, nos termos da lei, de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa e financeira, sem prejuízo de adequada avaliação da qualidade do ensino.
Artigo 77.º
Participação democrática no ensino
Participação democrática no ensino
1. Os professores e alunos têm o direito de participar na gestão democrática das escolas, nos termos da lei.
2. A lei regula as formas de participação das associações de professores, de alunos, de pais, das comunidades e das instituições de carácter científico na definição da política de ensino
Artigos retirados de:
Artigos retirados de:
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA
PARTE I - Direitos e deveres fundamentais
TÍTULO III - Direitos e deveres económicos, sociais e culturais
CAPÍTULO III - Direitos e deveres culturais
Estudo da instituição
Entrevista a instituição
· Qual a história da instituição?
· Projectos que estão a decorrerem na escola?
· Número de turmas de 9ºano existentes na escola?
· Total de alunos por turma?
· Algum projecto que gostariam de realizar e que não conseguiram?
· Qual o plano de actividades?
· Existe algum problema nas turmas?
· Qual a turma que nos aconselha a trabalhar?
Entrevista a directora de turma:
· Como é o comportamento da turma?
O comportamento da turma é considerado satisfatório.
Existe um grupo restrito de alunos que demonstra falta de atenção e de concentração, bem como falta de métodos e hábitos de estudo.
Há situações esporádicas de agitação na participação e de falta de saber estar na sala de aula.
· Há algum aluno que perturbe a turma?
Não.
· Quais as necessidades da turma?
· O que gostam mais de fazer nos tempos livre?
Há um aluno que toca piano e outro que gosta de andar de moto 4. Três deles praticam futebol. A maioria deles gosta de estar com os amigos, ver televisão, jogar jogos de computador e ouvir música. Poucos gostam de ler.
· Quantas raparigas e quantos rapazes a turma têm?
A turma é composta por 6 rapazes e 13 raparigas.
· Idades?
A turma é constituída por 19 elementos com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos.
· Tipos de família?
A maioria dos alunos vive com pais e irmãos. No entanto, existem alguns casos de alunos que vivem com mãe ou pai separados e com os respectivos companheiros. Há um aluno cujo pai já faleceu.
· Escalão de cada aluno
No total 9 alunos têm escalão, 4 deles escalão B e 5 escalão A.
Caractrização da escola de Abrigada
A escola – sede (EBI de Abrigada) foi construída no ano de 1993. Fisicamente é constituída por um bloco com dois pisos (rés-do-chão e primeiro andar), cercada por dois campos de jogos; uma zona quase desnudada de vegetação, à excepção da zona de entrada do edifício aonde se encontram algumas palmeiras, árvores de várias espécies e alguns arbustos. Não possui um Pavilhão Gimnodesportivo, mas um ginásio de reduzidas dimensões ligado ao edifício. A localização destes espaços é no sentido do comprimento (Este/Oeste) e implementada em terreno praticamente plano.
O Agrupamento de Escolas de Abrigada localizado em Abrigada, concelho de Alenquer, a norte do rio Tejo, serve as freguesias de Abrigada, Cabanas de Torres, Meca e Ota.
Identificação de Problemas – definição do Problema/ Necessidade ou ponto de interesse.
O grande problema da turma é o insucesso escolar. Chegamos a esta conclusão do insucesso escolar através da entrevista com a professora Dulce David, percebemos que a turma tinha alguns repetentes, como também no resto das turmas de 9ºano. Sendo assim pensamos em falar deste problema e juntar o direito a educação.
Também podemos confirmar a informação com a entrevista a directora de turma da turma que assegurou que havia repetentes e que esses repetentes no 1ºPeriodo não tinham tido muitas negativas, mas que tinham por menos duas.
Sendo assim resolvemos tratar deste problema porque é um problema muito usual nas escolas e assim podemos também ajudar os alunos a perceber porque existe este problema e como podemos ultrapassa-lo.
Estudo e caracterização do problema/Necessidade ou Ponto de Interesse
O insucesso escolar é um problema muito usual nas escolas portuguesas. Através de uma pesquisa que fizemos podemos averiguar que o insucesso escolar pode ter muitas causas tais como: problemas físicos, intelectuais entre outros.
Este problema pode ser por causa das dificuldades na aprendizagem, estes alunos têm alguns problemas de organização da informação e expressão da mesma.
O insucesso escolar pode também resultar do abandono escolar antes do ensino obrigatório chegar ao fim. Pode ser a instabilidade da adolescência que é muito habitual, quando estão na face da rebeldia. Também pode estar associado ao nível de vida dos alunos e a forma como são criados e o ambiente onde são criados.
O direito a educação também é algo que vamos abordar na nossa palestra, alguns alunos pensam que todos os jovens/crianças têm direito a educação, mas isso não é bem assim pois nalguns países da Europa e até mesmo fora da Europa não têm direito a educação e nunca estudaram por motivos económicos e motivos sociais, tal como na índia que as mulheres não vão a escola logo como são mulheres a sociedade não deixa essa pessoa estudar.
Pesquisa: Abrigada
Contexto geográfico:
Abrigada é uma freguesia que pertence ao concelho de Alenquer, o número de população é de 3 416 (segundo o censo de 2001), a sua área é de 36, 23 km2 e tem uma densidade de 87,1 hab/km2.
A freguesia de Abrigada tem 6 lugares, tem o nome de:
- Atouguia das cabras;
- Bairro;
- Cabanas de Chão;
- Estribeiros;
- Marés;
- Casais da Pedreira.
Contexto histórico:
A história diz que Abrigada no princípio ficava mais próxima da costa da Serra de Montejunto, o seu primeiro nome foi de Amieiro. Nos finais do século o nome já era o actual, este originou duma palavra celta “Brigada” que significa povoação. Esta freguesia foi fundada em 1259.
Os pontos históricos da freguesia de Abrigada são:
· Igreja de São Roque
· Igreja Nossa Senhora da Graça
· Casa da Sãozinha
· Quinta da Abrigada
· Quinta do Bairro
· Igreja de S.Leonardo
· Igreja de são Lourenço
· Igreja de santa Ana
Contexto demográfico:
A população desde de os últimos censos aumentou em termos de pessoas, na habitação também ouve um aumento significativo e as famílias também aumentaram logo ouve mais casamentos e nasceram mais crianças.
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