Este projecto tem o nome de “Combate à Fome”, que está a ser realizado por mim, Fábio Rucha, Lúcio correia e Maria de Fátima Luís. Este projecto consiste numa recolha de alimentos na escola baseado num concurso entre as turmas.
Primeiro que tudo, a primeira coisa que foi feita foi escolher o tema a trabalhar que depois de um debate entre o grupo decidimos que iria ser os problemas económicos do nosso concelho, um desses problemas é o número de famílias carenciadas que há no conselho a nível de alimentos.
Com o tema escolhido tivemos de pensar no que podíamos fazer para ajudar a diminuir esse número ao mesmo tempo ajudando essas famílias, pensamos logo numa recolha de alimentos, mas ao mesmo tempo surgiu outras questões, as quais foram: onde iria ser feita a recolha de alimentos e onde íamos entregar esses alimentos.
Feito isto, decidimos que as recolhas de alimentos que são realizadas na escola não costumam chamar muito a atenção dos alunos, para isso pensamos em realizar um concurso entre as turmas da escola em que a turma que fornecesse mais alimentos ganharia um prémio, de modo a chamar mais pessoas a participarem. Em relação à entrega dos alimentos pensamos em dar a instituição mais próxima de nós que trabalhe com este tipo de iniciativas, para tal precisávamos de ir a câmara falar com o departamento responsável por estas iniciativas. Combinamos um dia para todos irem a câmara, e assim fomos, quando lá chegamos explicaram que não era ali que nos podiam fornecer as informações que pretendíamos e mandaram-nos ir à Casa da Torre, assim fizemos, quando chegamos lá dissemos que pretendíamos falar com alguém que nos desse informações sobre os bancos alimentares do concelho porque queríamos fazer algumas perguntas na qual uma delas era a lista de instituições que trabalham com bancos alimentares, mandaram esperar e assim fizemos passado um tempo, chegou uma senhora com uma folha com os nome e contactos das instituições. Nós perguntamos se não se importava de responder a umas questões, a senhora disse que não, mas mal fizemos a primeira pergunta que era qual a percentagem de família carenciadas no conselho? Disseram que não tinham essa informação, vimos que ali não podíamos fazer mais perguntas porque não nos sabiam responder.
Com a lista das instituições fomos à mais perto, que era a, “ Irmandade de Santa Cruz e Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo de Alenquer”. Como estávamos perto fomos lá, e perguntamos se podíamos entregar lá os alimentos, dissera que sim mas enquanto as questões não conseguiram ajudar a não ser a percentagem de famílias que ajudam.
Na escola vimos que se calhar era melhor outra instituição que ajuda-se com as questões, então pensamos noutra que era o “ Centro Social Paroquial do Carregado” entramos em contacto com a instituição mandando um email para uma das responsáveis pelo banco alimentar e ficamos a espera da resposta.
Enquanto esperávamos fomos fazendo o que faltava, a planificação do projecto, a sinopse, o regulamento e pensar o que seria o prémio, pensamos em pedir à câmara um prémio que não tivesse custos tanto para nós como para a câmara, pensamos em pedir bilhetes de cinema de Alenquer para a turma vencedora, entrámos em contacto com a câmara e pediram para lhes mandar um email onde tivesse escrito tudo o que tínhamos dito ao telefone depois foi só esperar resposta.
Por fim depois de tanta existência da nossa parte lá as instituições responderam e confirmarão os nossos emails.
Depois de todo planeado fomos pedir autorização para realizar o projecto na escola à directora onde também nos foi concedido.
Colocamos os cartazes de divulgação e os caixotes onde iam ser colocados os alimentos.
Depois mesmo no final iremos fazer a contagem dos alimentos recolhidos, dando o premio à turma vencedora e entregamos os alimentos a instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário